Este é um projeto levado a cabo pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora que está presente em Angola desde 1983 e em Cacuaco (Luanda) desde 1988. Esta é uma zona muito carenciada, há número significativo de habitações sem saneamento básico; um elevado número de crianças que não frequentam a escola e algumas dessas nunca a frequentaram e existe um número significativo de crianças sem registo.
As irmãs apresentam este ano um novo desafio, uma Sala de inclusão, destinada a 20 meninas entre os 8 e os 12 anos, a funcionar em 2 períodos, de manhã e de tarde.
O objetivo deste novo projeto é que as meninas adquiram as competências de leitura e escrita fluente, bem como regras sociais, pontualidade, assiduidade e desenvolvam hábitos de estudo. No final do 3º trimestre pretende-se que cada uma das alunas tenha ficado capacitada com as competências necessárias para se inserirem no ano letivo seguinte, na classe correspondente à sua idade.
Para a Sustentabilidade do projeto necessitam do apoio de madrinhas/padrinhos para a aquisição de Uniforme; Equipamento de educação física; Livro de Ensino religioso; Kit escolar; Alimentação e Manuais para as crianças.
O valor estimado necessário para cada criança por padrinho/madrinha num ano letivo são 100€, mas toda e qualquer ajuda será bem vinda!
Este é o segundo ano em que estamos a apoiar esta causa. No ano passado, das 20 meninas que foram inseridas na sala do Projeto Abrindo Horizontes (por forma a recuperar a aprendizagem para a idade que tinham), não houve desistências, 17 meninas foram inseridas na classe correspondente à sua idade, no ensino regular e 3 meninas continuam no projeto este ano por não terem atingido os conhecimentos necessários à inserção na classe correspondente à sua idade.
Neste ano letivo (2023/2024) foi então formada nova classe, com essas 3 meninas e neste momento com mais 15 (2 que se encontravam na classe mudaram de residência), faltando duas para completar a classe e estando a serem feitas as devidas diligências para que a classe fique completa.
Para o esclarecimento de qualquer dúvida podem contactar: isabel.mira@edp.pt; 966176524 (a quem pretenda colaborar nesta ação agradece-se a inscrição na mesma e o envio do documento da transferência bancária para quantificação final da ação).
IBAN para transferência: PT50 0010 0000 3353 6460 0019 4;
IFMA - ANG (INSTITUTO FILHAS DE MARIA AUXILIADORA -ANGOLA)