No dia 22 de setembro, lembre-se de esquecer o carro!
E se por um dia, os mais de 1 bilhão de carros que existem no mundo ficassem na garagem? Essa é a proposta do Dia Mundial Sem Carro, que acontece no dia 22 de setembro e visa tocar a população de todos os países quanto aos malefícios causados pelos veículos motorizados.
A iniciativa foi criada como forma de reflexão sobre a poluição do meio ambiente e como podemos buscar soluções para o transporte dos grandes centros urbanos, mostrando que existem outras formas de se locomover. Há, ainda, outro objetivo, que é o de gerar uma mudança de hábito, fazendo com que as pessoas pratiquem mais exercícios físicos e tenham uma vida mais saudável.
Na lista dos países que mais possuem veículos motorizados, lideram Mônaco e Estados Unidos, onde para cada 1000 pessoas há em média 800 carros. No Brasil, o índice é de 250 carros. Esses veículos são os maiores responsáveis pela poluição do ar e por doenças crônicas respiratórias em todo o mundo.
Alternativas simples, resultados imensos
Para contornar o problema da poluição e gerar comportamentos mais saudáveis, mudanças de hábitos no dia-a-dia já são significativas. Para trechos curtos, nada melhor do que ir a pé ou de bicicleta. O seu organismo, o meio ambiente e o trânsito agradecem. Além de ser uma forma de relaxar, contrária ao estresse causado pelos engarrafamentos das cidades. E por que não dar preferência ao transporte público quando a distância for longa? E metrôs são ainda melhores porque não somam veículos ao trânsito.
A campanha para deixar o carro na garagem vem acompanhada de um estímulo para usar mais as bicicletas, durante a chamada Semana da Mobilidade. Diversas atividades como pedaladas e oficinas já estão programadas. E se ainda há dúvida quanto aos benefícios trazidos pelas “magrelas”, aqui vai uma lista:
• A bicicleta é um meio de transporte excelente para pequenas e médias distâncias.
• É fácil para estacionar.
• A bicicleta não polui nem faz ruídos.
• A bicicleta é econômica.
• O uso da bicicleta traz benefícios para a sua saúde e a da cidade.
• A bicicleta integra espaços e favorece a aproximação entre pessoas.
E a carona?
Se você e um amigo percorrem o mesmo trecho, por que não irem juntos? A famosa carona ajuda a diminuir a quantidade de veículos no trânsito, reduz o seu estresse e ainda contribui para um ambiente menos poluído. Pensando nessa ideia, o V2V lançou uma ferramenta disponível já nos portais da C&A, EDP e Schneider Electric, que estimula o compartilhamento de veículos para ir ao trabalho. Com ela, os usuários podem oferecer ou buscar caronas de acordo com o itinerário e horário de preferência. Não é uma ótima alternativa?
Como você pode ver, são mil opções para deixar o carro em casa. E você, o que pretende fazer no dia Mundial sem Carro?
Transporte público, bicicleta ou veículo próprio?
Observe essa imagem. Trata-se de uma campanha da cidade de Münster, na Alemanha, que comparou o espaço ocupado por bicicletas, carros e ônibus para transportar 72 pessoas:
E aí, vamos deixar o carro na garagem pelo menos por um dia?