Maio Amarelo: confira o que está rolando e como você pode ajudar

Vermelho, pare; verde, siga; amarelo, atenção! Todos conhecem esse esquema de cores, mas nem todos o respeitam quando estão no trânsito. Para tentar diminuir o número de acidentes e mortes envolvendo veículos, ONGs, governos, empresas e indíviduos se uniram no Maio Amarelo. A cor vai dar o tom da campanha, que se estende por todo o mês, com atividades em todo o Brasil buscando conscientizar sobre a necessidade de mais cuidado nas vias do país.

Queremos que toda a adesão ao Maio Amarelo realmente se reflita em um comportamento seguro no trânsito e, consequentemente, na redução do número de acidentes”, diz Natália Gradim, representante do Maio Amarelo no Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), uma das organizações participantes.

A mobilização é importante. Todo ano, milhares de vidas são desperdiçadas por acidentes viários. De acordo com dados preliminares do Sistema Único de Saúde (SUS), só em 2013, 40.451 pessoas faleceram em decorrência de batidas de carro, atropelamentos, quedas de motos etc. Outras 170.805 ficaram feridas. Isto significa que a cada 100 mil brasileiros, 20,1, em média, morrem em estradas e ruas. É muito!

Ou seja, é preciso mais atenção no trânsito. E como fazer isso? Engate a primeira e acesse www.maioamarelo.com. O site reúne diversas iniciativas já em andamento, às quais você pode se juntar. Mas não deixe de sugerir atividades, exemplos não faltam.

Monumentos como o Teatro Amazonas, em Manaus, o Elevador Lacerda, em Salvador, e o Cristo Redentor, no Rio foram ganharam iluminação especial para divulgar a causa.

A prefeitura de Jundiaí, no interior de São Paulo, por sua vez, organizou uma campanha de educação no trânsito com um simpático personagem, o Farolito. O semáforo em forma de boneco ajudou pedestres a atravessar na faixa e orientou motoristas a respeitar as normas e parar no sinal amarelo -e não acelerar para passar. No lado empresarial, concessionárias de rodovias têm distribuído folhetos explicativos e alertado para os perigos da direção ofensiva.

Como você pode ajudar



Há muito mais a ser feito. Por exemplo, reúna colegas para ações de conscientização. Uma ideia é tornar a atividade mais divertida com o Autopolis, jogo online desenvolvido pela Fundação Volkswagen para mostrar perigos e deveres de motoristas e pedestres. Os jogadores têm quatro missões a cumprir no trânsito da cidade, somando pontos a cada tomada de decisão correta. Que tal ver quem faz mais?

Outra possibilidade é realizar campanhas educativas. Há muito conteúdo na página do Maio Amarelo e na do ONSV mostrando números de acidentes e principais causas (dirigir embriagado, por exemplo).

Converse com amigos sobre a importância de estar atento e respeitar as regras do trânsito. Cuidados ao volante também são essenciais. Beber e dirigir, nem pensar. Nada de conversa pelo celular enquanto as mãos deveriam estar na direção e, meninas, maquiagem, só na frente do espelho - nunca o retrovisor.

No Maio Amarelo, atenção ao volante. Acelere suas ações e conduza sua vida sempre com responsabilidade.