Instituto EDP premia vencedores do concurso Arte de Fotografar Interno




No dia 1º de fevereiro, o Instituto EDP recebeu os fotógrafos Jordi Buch e Araquém Alcântara para o primeiro Boca do Livre do ano, no auditório do grupo EDP, em São Pau. Os fotógrafos falaram sobre a própria profissão, debateram sobre o papel do profissional ao revelar onde está a verdadeira felicidade da vida, das pessoas. O tema do encontro foi: Profissão Fotógrafo: Onde se Revela a Felicidade?

No Boca Livre, os fotógrafos amadores do grupo EDP foram premiados, após participarem do concurso Arte de Fotografar interno, onde os colaboradores e seus familiares podiam enviar fotos ao Instituto EDP que tivessem como tema principal: a felicidade revelada. Os 12 colaboradores selecionados tiveram as fotos publicadas no calendário 2013 da EDP. Confira os nomes dos colaboradores vencedores:

1º Cássia Eneida Shira – Felicidade Reinará

2º Luiz Henrique Delbuque Baccaro – Clara como a Luz

3º Jasmina Ferrari dos Santos – Amor fraterno

4º Juliano Levino dos Santos – “Muitos tem boca e vão a Roma, alguns buscam a verdadeira felicidade revelada no lugar mais árido do mundo”

5º Sabrina Grifo Wanguestel Raphael – Felicidade é ver o amor nos olhos de quem nada espera em troca

6º Sérgio Fernando Provete – Mucugê – Poço Azul

7º Raquel Fernandes de Mello – Raquel 4

8º Aline da Silva Loureiro – A felicidade está nas coisas simples da vida

9º Tiago Santos de Faria – Cores no Azulejo

10º William de Souza Braz – Porque a felicidade esta em um sorrir…

11º Lucia Viera de Magalhães – A magia do fundo mar

12º José Eduardo Junca – Por do Sol em Piúma-ES

Quem é Jordi Burch:

Nascido em Barcelona, Jordi Burch foi para Lisboa aos 5 anos. Hoje vive em São Paulo e é membro do Kameraphoto desde 2007. Publicou trabalhos nas revistas: Grande Reportagem, National Geographic, Playboy, Expresso, revista Pública, Egoísta, Trip, Serafina (folha de São Paulo), Courrier International e Santa Art Magazine. Em 2008 passou a dedicar-se quase exclusivamente ao trabalho autoral. Expõe regularmente desde 2007, destacando-se “Sacrifício” Encontros da imagem em Braga (2012), “Hospital” colectiva no Hospital Miguel Bombarda (2012), “Um Diário da República”Fundação EDP no Porto e PhotoEspaña – Cuenca (2011), "Processo"exposição individual Kgaleria Lisboa (2011), “O Rosto da Paisagem” individual com textos do escritor angolano Ondjaki no Centro Cultural de Luanda (2010), entre outros.

Quem é Araquém Alcântara:

Araquém Alcântara, 61 anos, é apontado pelos críticos como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país. Desde 1970, dedica-se integralmente à documentação da Natureza e do povo brasileiro. Em sua vasta produção constam 44 livros sobre temas ambientais, 22 livros em co-autoria, 5 prêmios internacionais, 32 prêmios nacionais, 75 exposições individuais, inúmeros ensaios e reportagens para jornais e revistas nacionais e estrangeiras. Priorizando a fotografia como expressão plástica e instrumento de transformação social, Araquém Alcântara é hoje, um dos mais combativos artistas em defesa do patrimônio natural do país.