Nova pesquisa revela crescimento do voluntariado no Brasil

Se você está lendo este texto e é voluntário ou tem interesse pelo tema: Parabéns, você não está sozinho! Na verdade, está acompanhado por 16,4 milhões de pessoas que, como você, realizam algum tipo de atividade para ajudar o próximo sem receber nada em troca, a não ser a sensação de bem-estar. É o que mostra uma pesquisa divulgada recentemente pela Fundação Itaú Social.

Segundo o levantamento, feito pelo Instituto Datafolha com 2024 brasileiros de 135 municípios, 11% da população brasileira são voluntários e um número quase três vezes maior (28%) já realizou algum tipo de atividade formal não remunerada para ajudar o outro em algum momento. Ou seja, cerca de três em cada dez pessoas já realizaram ações voluntárias ao longo da vida.

É muita gente fazendo o bem. De acordo com a pesquisa, 58% das pessoas entraram no voluntariado para serem solidários, enquanto 18% disseram que se iniciaram na prática por influência de conhecidos ou instituições. Outros 17% dizem que entraram por satisfação pessoal.

E o que recebem em troca? Um conjunto de sentimentos que os faz enxergar um mundo melhor se formando: sensação de bem-estar (51%), sentir-se útil (40%) e gratificação pessoal (37%) são, na opinião dos brasileiros, o que as pessoas obtêm ao praticar atividade voluntária.

Tamanha satisfação pode ser contagiante. Afinal, ainda há muita gente que nunca foi voluntária na vida. A maioria diz que falta tempo - é a razão alegada por 40% dos que nunca foram voluntários e por 42% daqueles que deixaram de atuar.

Além de não ter tempo, quase um terço (29%) dos que nunca foram voluntários diz não ter sido convidada a desempenhar esse tipo de atividade em momento algum, e 18% dizem não ter pensado no assunto. Por isso até hoje estariam longe de uma atividade solidária.

Há espaço para aumentar esse engajamento”, conclui Cláudia Sintoni, coordenadora de Mobilização da Fundação Itaú Social.

Ela lembra que a maioria dos entrevistados (58%) se diz um pouco ou muito disposta a realizar atividades voluntárias. Por que, então, não dar uma força para que eles comecem a fazer algum tipo de voluntariado?

Pesquisa completa

Para visualizar o infográfico com todos os resultados mais relevantes dessa pesquisa, clique aqui. Baixe, imprima e utilize-o para sensibilizar seus colegas para o voluntariado.

Voluntariado gera conhecimento

Os resultados da pesquisa Fundação Itaú Social são semelhantes ao da ONG Viva e Deixe Viver. Realizado em meados de 2014, o estudo também aponta a solidariedade e a sensação de bem-estar como principais motivadores do engajamento com o voluntariado, mas traz outros dados interessantes. Metade dos entrevistados pela entidade não governamental diz que utiliza os conhecimentos adquiridos na atividade solidária em outros locais, como o emprego e mesmo em casa.

Além disso, mostra que a percepção de um bom trabalho e o compromisso com o atendimento, no caso da ONG, crianças, fazem com que os voluntários relutem em deixar as tarefas voluntárias