A Corrente do Bem



<a href="


<iframe width="640" height="360" src="

Corrente do Bem, uma mobilização inspirada no filme e no livro que levam o mesmo nome.

Tanto no filme quanto no livro o protagonista ensina que se você fizer boas ações para três pessoas e essas replicarem para outras três, é possível gerar um grande impacto de acordo com uma escala matemática básica. Assim, a Corrente do Bem é um movimento com a proposta de conscientizar as pessoas de que boas ações se fazem no dia-a-dia. Pode ser no quintal de casa, entre amigos, para desconhecidos que cruzam o seu caminho, no trabalho, na escola, na hora do almoço e até pela internet; é só fazer. São ações simples, que podem ser divertidas e rápidas: um carinho, uma gentileza de maior ou menor impacto na vida de uma pessoa.

O importante é perceber as pessoas ao nosso redor e, através de um gesto, fazer com que elas também reconheçam a existência do outro, gerando um fator multiplicador desse sentimento. É a sabedoria de entender que se buscamos a felicidade e o bem-estar social, temos que caminhar juntos. Meu índice de felicidade reduz quando o mundo a minha volta não está bem.


E como vamos fazer isso?


A Corrente do Bem, no Brasil, começará com a participação no Dia Mundial da Boa Ação (em inglês, Pay It Forward Day), evento anual que acontece em 30 países simultaneamente. É um dia marcado para fazer boas ações em larga escala, difundindo essa ideia e que sempre ocorre na última quinta-feira de abril – que, neste ano, cairá no dia 28.

Qualquer boa ação é bem-vinda. Vale dar o guarda-chuva que está no porta-malas do carro para quem está no ponto de ônibus tomando chuva, ligar para um casal de amigos e oferecer para cuidar do filho pequeno deles por uma noite, fazer uma vaquinha para a creche do seu bairro, organizar uma festa para arrecadar fundos… No site do movimento há várias sugestões – e, claro, um espaço pra você publicar as suas também.


Gostei! Como aderir ao movimento?

Aí vão algumas maneiras:

  • Faça entre uma e três boas ações para pessoas diferentes, sem esperar ou pedir nada em troca.

  • Incentive a pessoa ajudada a continuar a Corrente do Bem, também ajudando outras três pessoas.

  • No dia 28 de abril, você pode também entregar à pessoa o cartão do Dia Mundial da Boa Ação para que a pessoa ajudada entenda como o movimento funciona

  • Você pode seguir e divulgar as páginas da Corrente do Bem nas redes sociais: Twitter, Facebook e <a href="


    <iframe width="640" height="360" src="

    aqui.