Santa Maria precisa de voluntários e doações
Santa Maria está precisando de profissionais da área de saúde, doadores de sangue e materiais para atender os familiares e vítimas do incêndio que deixou 236 mortos e 144 feridos na boate Kiss na madrugada do último domingo.
Segundo o Sargento Márcio Aurélio, do Centro de Operações da Defesa Civil do Estado, psicólogos, psiquiatras, médicos e enfermeiros que quiserem ajudar podem se cadastrar junto à Defesa Civil do Estado, através do telefone (51) 3210-4219.
Fonte: Germano Roratto
Também estão sendo recolhidas doações de água mineral de garrafinha, barrinhas de cereal, papel higiênico, soro, máscaras, luvas e álcool gel. Estes materiais podem ser enviados para a Central de Doações da Defesa Civil em Porto Alegre.
Autoridades também estão mobilizando a comunidade para a doação de sangue durante as próximas semanas. Os estoques foram suficientes para o atendimento imediato aos feridos, mas existe a necessidade de reposição, principalmente pela proximidade do Carnaval.
As doações podem ser realizadas em qualquer hemocentro da rede estadual por pessoas com idade entre 16 e 68 anos com boas condições de saúde. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis.
O incêndio
O incêndio teria começado por volta de 2h da madrugada de domingo (27 de janeiro), quando o vocalista da banda que se apresentava fez um show pirotécnico. Faíscas teriam atingido a espuma de isolamento acústico do teto da boate, provocando o incêndio.
Todos os corpos foram levados para o Centro Desportivo Municipal. Até o início da manhã desta segunda-feira, 65 pacientes tinham sido transferidos para hospitais de outras cidades. 79 pessoas seguem internadas na rede hospitalar de Santa Maria.
O prefeito da cidade, Cezar Schirmer, decretou luto oficial por 30 dias.