Dia Internacional do Voluntário: Faça a mudança acontecer!

Você é voluntário? Então, parabéns. O 5 de dezembro é o seu dia, no mundo inteiro.

O Dia Internacional do Voluntariado é celebrado desde 1985, quando foi instituído pelas Nações Unidas em reconhecimento ao esforço de indivíduos que dedicam parte de seu tempo para promover o desenvolvimento econômico e social. Este ano, a data busca reforçar ainda mais o papel de cada pessoa na construção de uma sociedade melhor, segundo as Nações Unidas.

Recente pesquisa da ONG inglesa Charities Aid Foundation afirma que há um bilhão de pessoas realizando trabalho voluntário em todo o planeta. Deste total, cerca de 24 milhões estão no Brasil. É bastante, mas sempre cabe mais um. Afinal, infelizmente, ainda existe muito a ser feito para tornar o mundo um lugar melhor.

Brasil: Copo Meio Cheio ou Meio Vazio?

O estudo feito em 135 países mostra que a situação brasileira pode ser vista de duas maneiras. Por um lado, estamos entre os dez maiores nas três categorias pesquisadas (doação a ONGs, ajuda ao próximo e trabalho voluntário) quando considerada a quantidade de gente. Com mais de duas dezenas de milhões, em voluntariado ficamos em oitavo lugar no ranking mundial. Isto equivale a 16% da população, três pontos percentuais acima da última pesquisa, publicada em 2013.

Por outro lado, se consideramos o percentual da população envolvida, descemos ao 90º lugar na classificação geral. Detalhando: além dos 16% da população que se voluntariaram em 2013, 22% dos brasileiros doaram dinheiro a organizações da sociedade civil e 40% ajudaram desconhecidos.

Parece bastante, mas, em termos mundiais, não chega a tanto. “Em números absolutos, o Brasil aparece nos três índices entre os dez primeiros colocados por ser um país populoso. Mas em termos de percentual da população, ainda estamos mais próximos do fim da lista. Temos enorme potencial para evoluir”, analisa Paula Fabiani, presidente do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, que representa a Charities Aid Foudation no Brasil.

Enchendo o copo...

Para evoluirmos, é preciso trabalhar. E você, que já faz parte dos milhões de voluntários brasileiros, pode ajudar. Veja a seguir algumas dicas:

  • Compartilhe suas ações

Mostre a amigos e parentes o resultado daquelas horas de trabalho não remunerado, mas muito valioso com a sensação de dever cumprido. Compartilhe suas fotos e resultados com sua rede aqui no Portal.

  • Chame pessoas para a sua atividade

Mostrou o que deu certo? Legal. Agora convide os colegas que estão fora da rede para integrar seu essa rede do bem.

  • Aponte caminhos

Se o seu colega por alguma razão não puder integrar o grupo, sem problemas. Lembre-o que coisas pequenas fazem grandes diferenças. Indique organizações com um trabalho legal ou fale para a pessoa começar com atividades em seu entorno e do dia-a-dia. Fazer a coleta seletiva do lixo é um bom exemplo.

  • Use a tecnologia a seu favor

Você não tempo para fazer alguma atividade voluntária fora de casa? A internet está aí para ajudar a poupar tempo. Uma nova forma de ação tem se popularizado – o voluntário online. Por que não fazer a página de uma ONG, o texto da divulgação de outra, organizar as contas de uma terceira ou mesmo dar aulas de língua estrangeira pela rede mundial de computadores? Use a criatividade para ajudar e a internet para facilitar.

De acordo com as Nações Unidas, mais de 11 mil pessoas já realizaram algum trabalho voluntariamente pela internet em mais de 17 mil atividades diferentes.

  • Dedique-se

Todo voluntário deve se dedicar às tarefas com as quais se comprometeram. Tenha sempre em mente que alguém depende dessa dedicação e do seu trabalho.

  • Comemore

Fez um trabalho voluntário legal com teus companheiros? Parabéns, você está ajudando a mudar o mundo e merece comemorar. Porque não mandar um e-mail reconhecendo os colegas ou distribuir selinhos de reconhecimento aqui pelo Portal com um comentário bem bacana. Vocês merecem!

Para dar um selo de reconhecimento, é só ir na página do perfil do seu colega, clicar na aba "selos de reconhecimento" e em seguida no botão "dar selo de reconhecimento".