Semana Mundial do Brincar 2016: brincar é coisa séria!

Você sabia que em 28 de maio se comemora o Dia Mundial do Brincar? Pois a data já deixou a infância, entrou na adolescência e está prestes a entrar na vida adulta celebrando a importância da diversão para os pequenos, mas lembrando que todos podem (e devem) entrar na roda.

Lançada em 1999, por iniciativa da Associação Internacional de Brinquedotecas, a comemoração mostra que as brincadeiras devem fazer parte da infância, pois promovem o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças, expressam sua cultura e comunicação, criam vínculos e, claro, divertem, gerando bem-estar.

No Brasil, desde 2009 a Aliança pela Infância, ONG que reúne educadores brasileiros, vai além e promove não apenas o dia, mas a Semana Mundial do Brincar. Em 2016, ela acontece de 22 a 28 de maio, com o tema “O Brincar que Encanta o Lugar”. O que isso significa? Que devemos transformar os espaços públicos em local de brincadeira, resgatando antigos hábitos, como jogar bola na rua, utilizar a praça como ponto de encontro e o céu como lugar de sonhos e pipas. O que vale é se divertir e interagir com segurança e criatividade.

Veja abaixo algumas dicas de ações e eventos para pintar o sete ao longo da semana:

Reunir filhos de funcionários para brincadeiras

Nesse manual feito para a Semana Mundial do Brincar, a educadora Stela Barbiera sugere atividades que, com criatividade, se adequam a qualquer espaço – a rua, a casa, a praça. Por que não adaptar as sugestões ao local de trabalho? É uma boa forma de valorizar o espaço dos pais e sua relação com os filhos.

Organizar uma tarde de brincadeiras em família

Que tal passar uma tarde gostosa com seus filhos e seus colegas promovendo brincadeiras e se divertindo? Confira o passo-a-passo que criamos para organizar essa ação.



Foto: Aliança pela Infância

Realizar oficinas de criação de brinquedos

Depois das trocas, ainda faltaram brinquedos? Em vez de compra-los, tente cria-los. Com materiais simples, como copos plásticos, areia, fitas e cola, é possível criar uma série de instrumentos lúdicos. Esta apostila do Ministério da Educação traz vários exemplos!

Passear e se divertir!

O Vão Livre e o 2º subsolo do MASP, em São Paulo, recebem até 31 de julho a mostra “Playgrounds - Espaço comum, lazer e lúdico”, cujo objetivo é ocupar o espaço do museu com obras interativas que resgatem o prazer de visitar instituições de arte e educação. Mais informações na página do Museu de Arte de São Paulo. O SESC-SP também organizou uma programação super recheada de atividades, confira aqui.