Mês do Meio Ambiente
No último dia 5 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Instituída pelas Nações Unidas em 1972, a data está cada vez mais em voga e o motivo é simples: precisamos agir para que os efeitos das mudanças climáticas sejam mais brandos, preservando a fauna e a flora do planeta.
A boa notícia é que empresas, governos e pessoas estão tomando providências para mitigar a mudança climática e tornar o mundo mais sustentável. Conheça algumas práticas e ponha a mão na massa (ou na terra) você também para ficar em dia com o meio ambiente:
Energia Limpa
A principal causa do aquecimento global é a emissão de gases poluentes na atmosfera. Eles são produzidos basicamente pela queima de combustíveis fósseis, como os derivados de petróleo. Cientes de que isso é ruim para todos, muitas empresas estão reduzindo suas emissões trocando a fonte de sua energia, de sujas, por limpas. Um grupo de cem delas, por exemplo, assumiu o compromisso de usar apenas eletricidade de fonte renovável em sua produção.
Coberturas Verdes
Outra forma de diminuir o consumo de energia é reduzindo o uso de ar condicionado – seja para resfriar, seja para aquecer o ambiente interno. Algumas empresas e indivíduos têm adotado uma prática interessante: instalar jardins em seus telhados. A cobertura verde, além de bonita, deixa a temperatura mais homogênea. De quebra, as plantas absorvem poluição, deixando o ar mais limpo. Uma boa ideia para grandes cidades, não? Em Recife (PE), por exemplo, desde 2015 há uma lei que obriga todo novo prédio com mais de quatro andares e área superior a 500 m2 a ter teto vegetal.
(Crédito: Greenroof.com)
Reciclagem
O desperdício, seja ele de materiais ou de energia, é enorme nas grandes cidades, por isso vale reaproveitar sempre que possível. Diversas cidades instituíram programas de reciclagem nos últimos anos – de acordo com a ONG Cempre – Compromisso Empresarial pela Reciclagem, 927 municípios brasileiros já tinham programa de coleta seletiva em 2014.
A prática é importante por economizar energia e materiais. Segundo a ONG WWF, a reciclagem de uma tonelada evita o corte de ao menos trinta árvores. Além disso, uma tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1,3 tonelada de areia, economiza 22% no consumo de barrilha (tipo de sal utilizado na fabricação) e reduz em 50% o consumo de água para produzir a mesma quantidade do material.
Atitudes Individuais
Claro, não apenas governos e empresas precisam mudar de atitude e se tornarem sustentáveis. A participação de cada um é necessária. Que tal iniciar alguma ação em prol do meio ambiente? Veja algumas sugestões:
-
Organize campanhas de reciclagem em sua empresa
-
Reaproveite materiais em casa e na companhia
-
Conscientize-se (o aplicativo <a href="https://play.google.com/store/apps/details?id=com.goodguide.android.app&feature=search_result">Good Guide, por exemplo, traz informações sobre o quanto um produto é ambientalmente correto)
-
Evite desperdício de energia usando lâmpadas frias e desligando tudo o que não estiver sendo utilizado. Este <a href="http://www.sustentabilidades.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=42&Itemid=83">site tem uma lista enorme de boas atitudes.
Programação: Dia Mundial do Meio Ambiente
Apesar da data ser oficialmente comemorada em 5 de junho, ainda há muitas atividades rolando para quem quer fazer algo pelo planeta. Veja a lista abaixo e escolha uma ação:
- Oficina de Captação e Aproveitamento de Água de Chuva: o Sesc de Ipiranga, em São Paulo, promove uma oficina que apresenta sistemas hidráulicos que permitem captar água da chuva, armazená-la de forma segura e aproveita-la no dia a dia. As aulas acontecem dias 7, 9, 14 e 16 de junho, das 14 às 17h no Centro de Convivência da Terceira Idade Profª Maria do Carmo César Bevilaqua. A participação é gratuita. Mais informações aqui.
- Cinema e Foto: o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) organiza mostra de cinema e foto em Brasília (DF) nos dias 7 e 8 de junho. No dia 7, será exibido o filme “Rio”, às 10h, no Cine Brasília. Às 19h30, a sessão é para jovens e adultos, com “Instinto”, estrelado por Anthony Hopkins e Cuba Gooding Jr. A película conta a história de um antropólogo em Ruanda. No dia seguinte, haverá uma sessão de fotos com Blu, a arara-azul do filme Rio. Também serão exibidas imagens de animais silvestres nas unidades das Nações Unidas da capital. Mais dados aqui.
- Educação Ecológica: o zoológico de São Paulo realiza apresentações didáticas com educadores em diversos horários no dia 7 de junho. Às 14h, encenação da peça “Círculo das Baleias”. Ingressos a partir de R$10 (crianças com menos de cinco anos não pagam). Informações completas em http://www.zoologico.com.br/
- Desafio Sustentável: a prefeitura de Curitiba promove, nos dias 10 e 11 de junho, o Desafio Sustentável. Com apoio do Sindicato da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-Pr) e da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) haverá uma maratona de coleta de 20 tipos de resíduos no Centro de Eventos da FIEP, no bairro Jardim Botânico, e na Cidade Industrial de Curitiba. O mutirão recolherá pneus, gesso, madeiras, latas, garrafas PET e outros materiais que podem ser reaproveitados. A programação completa está no site da prefeitura.
- Atividades na EDP: Se você estiver no ambiente interno da EDP, acesse a matéria na intranet com as atividades programadas.