Você sabe como ser um voluntário nota 10?!
Voluntária dá aula de inglês
(crédito: Volunteer in Nepal)
Muitas pessoas querem realizar algum trabalho voluntário, mas não sabem o que é preciso para começar, como procurar uma organização, de que maneira se comportar e quanto tempo será necessário dedicar à atividade.
Pensando nisso, o Portal do Voluntário consultou algumas organizações e elaborou uma lista com dicas de voluntariado que podem ajudar na escolha e no comprometimento de todos com uma causa. “O bom voluntário é aquele que escolhe fazer algo que gosta, é comprometido e responsável”, resume Silvia Nacache, coordenadora do Centro de Voluntariado de São Paulo. Confira as dicas:
1) Descubra por que você quer ser voluntário
Uma pessoa pode se dedicar ao voluntariado por diversos motivos. Saber o que te motiva, portanto, é o primeiro passo. Há aqueles que desejam ajudar o mundo ou o bairro onde vivem. Há outros que querem fazer isso ao mesmo tempo em que aprendem algo e fazem amigos, enquanto outra parcela acredita que realiza bem uma tarefa e, assim, seu trabalho pode ajudar alguém com necessidade. Saber a resposta para essas indagações ajuda a refinar sua busca (na página de ações aqui do Portal, por exemplo, é possível buscar ações por causas ou por atividades que você deseja desempenhar).
2) Abrace uma causa
Identificar um problema que o incomode e buscar resolvê-lo é um grande passo para um bom trabalho voluntário. Se a pessoa acredita na necessidade de combater o aquecimento global, por exemplo, deve se dedicar a causas ambientais. A identificação é fundamental para que um bom trabalho seja feito.
3) Procure uma organização ou atividade perto de você
Se você não tem experiência com trabalho voluntário, o melhor é começar pequeno. Organizar atividades em seu prédio ou em seu bairro e mobilizar os vizinhos para agir em prol da causa escolhida é um bom caminho. Aos poucos, com o trabalho sendo bem feito e obtendo conhecimento, é possível atingir mais pessoas em menos tempo.
4) Encontre uma atividade na qual se encaixe
O trabalho voluntário não se resume à atividade-fim de uma entidade ou de um grupo. Se você não tem tempo para ajudar a preparar um sopão no inverno, por exemplo, mas pode dedicar parte de seu conhecimento para comprar alimentos, isso pode servir para uma organização. Ela pode estar em busca de bons fornecedores ou administradores para sua atividade. O trabalho de escritório também pode ser voluntário.
Voluntários empacotam alimentos nos EUA
(crédito:Nyealumniadvisor/Flickr)
5) Seja realista em relação ao tempo dedicado
Por mais empolgado que esteja, pense bem em relação ao tempo que possui para ser um voluntário. Se disser que tem três horas por dia, outras pessoas contarão com isso e, se por ventura você não puder dedicar todo esse período, problemas serão criados. Logo, comece pequeno, conheça o trabalho e vá aumentando sua dedicação aos poucos.
6) Informe-se sobre a organização com a qual trabalhará
Antes de se filiar a alguma organização, busque conhecê-la. Converse com quem já atua nela e com seus dirigentes para entender melhor seus objetivos e métodos. É preciso identificação com a causa e com as pessoas envolvidas. A internet pode te ajudar nesta tarefa.
7) Tenha compromisso
A partir do momento em que se dispôs a trabalhar voluntariamente, pessoas passam a contar com você. Então, dedique-se, faça treinamentos, busque conhecer as causas do problema que deseja solucionar, faça amizades e, claro, divirta-se!