Desmotorize sua vida e veja a cidade com outros olhos
A Semana da Mobilidade, que começou semana passada, tem hoje seu encerramento com um pedido mundial: vamos usar menos o carro?
O Dia Mundial Sem Carro, criado na França em 1997 e adotado por diversos países desde então, nos chama atenção para um problema caótico universal, que é a nossa dependência do automóvel individual e, principalmente, nos faz refletir quanto ao seu uso excessivo. Durante todo o dia, em cidades do mundo todo como São Paulo, Paris, Nova Iorque entre outras, são realizadas atividades em defesa de meios alternativos de locomoção, para mostrar que é possível viver sem automóvel - nem que seja por um dia.
Qual o problema do carro, afinal?
O carro é uma invenção maravilhosa, não há como negar. O problema, no entanto, é a dependência criada pela facilidade que ele pode nos trazer e seus impactos na vida das pessoas, das cidades e do meio ambiente. Com mais de 800 milhões de carros no mundo todo - 46 milhões só no Brasil - o problema mais visível é, com certeza, o congestionamento - ou seja, quando todos decidem utilizar seus carros ao mesmo tempo e de forma individualizada - diminuindo o espaço de convívio com as outras pessoas. Os outros impactos, que saltam menos aos olhos, são irrestritos: poluição do ar e da água, consumo exagerado de recursos naturais, maior isolamento, stress e agressividade decorrentes dos congestionamentos diários nas grandes cidades.
Como participar?
É possível participar do Dia Mundial Sem Carro de diversas maneiras. No Brasil, o dia é comemorado desde 2001 em cidades em quase todo o país, onde é possível encontrar iniciativas para conhecer nossas cidades por fora do párabrisa:
-
Deixe o carro em casa e vá ao trabalho de ônibus, trem, metrô ou bike;
-
Se o governo na sua cidade não está fazendo muito pela mobilidade, participe da campanha "O governo da minha cidade não colabora";
-
Estimule a mobilidade alternativa na sua empresa, organizando carona solidárias por exemplo;
-
Participe da Campanha Pressione Verde (Greenpeace) e chame atenção dos candidatos das eleições para a mobilidade urbana;
-
Coloque ou busque seu roteiro no programa de Caronas que o Instituto EDP disponibiliza nesse Portal. Veja o link no topo do site.
E aí, vamos desmotorizar hoje e descobrir a cidade de uma forma diferente? Pode ser melhor do que você imagina. Aproveite e entre no link Caronas no topo do Portal.