Semana do Meio Ambiente: levante sua voz
Em 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A celebração foi criada em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar a abertura da Conferência de Estocolmo, a primeira a debater questões como mudanças climáticas e desmatamento em nível mundial, e o início do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). De lá para cá, a importância dos temas ambientais cresceu, a ponto de falarmos não mais em um dia, mas na Semana do Meio Ambiente.
Este ano, as comemorações vão de 1 a 7 de junho. Cada edição possui um tema, apontado pela ONU, e o de 2014 são os 52 pequenos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento. Estes são as nações mais vulneráveis ao efeitos do aquecimento global, pois têm território diminuto e bastante ameaçado pela elevação do nível do mar e outros fenômenos climáticos. O lema da campanha é “levante sua voz, não o nível do mar”.
“Pedimos ações e soluções políticas mais fortes e concretas que nos permitam vislumbrar um futuro não só de resiliência como de prosperidade para nossas nações-ilhas”, afirma o presidente de Barbados, Freundel Stuart, na página do Dia Mundial do Meio Ambiente. A ilha caribenha é uma das mais ameaçadas por tornados e furacões, cuja frequência e força têm crescido devido ao aquecimento global.
Comemorações em todo o Brasil
Atendendo o pedido por ação, diversas entidades estão se organizando para celebrar a data mundo afora, inclusive no Brasil. Em Brasília (DF), por exemplo, a ONG Ação da Cidadania vai comemorar o dia do meio ambiente e um ano da campanha “Um trilhão de árvores” plantando 300 mudas de vegetação típica do cerrado. Em Vitória (ES), a ONG Pé no Chão planeja a “Caminhada Pelo Meio Ambiente”. No dia 7 de junho, percorrerá as reservas da Manteigueira e do Convento da Penha para contemplar a natureza e recolher detritos nas trilhas.
Em Fortaleza, alunos e professores da Universidade Edson de Queiroz (<a href="http://www.unifor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5686:dia-do-meio-ambiente-e-comemorado-na-unifor&catid=220:eventos-capa&Itemid=71">Unifor) realizarão debates, uma passeata e doação de mudas no próprio 5 de junho. Já em Cuiabá (MT), a prefeitura organiza desde 26 de maio a IV Gincana Ecológica, na qual alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas concorrerão em ações de reciclagem. As três escolas que recolherem mais embalagens plásticas ganharão kits esportivos.
Em Recife, o Jardim Botânico (km 7,5 da BR 232) local convoca os moradores da região metropolitana a plantarem cem mudas de pau-brasil no dia do Meio Ambiente, 5 de junho.
Enquanto isso, em São Paulo, a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) promove, de 2 a 6 de junho, seminário para discutir formas de mitigar os efeitos das mudanças climáticas, o papel da indústria na preservação ambiental entre outros temas. A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita http://www.fiesp.com.br/meioambiente.
Faça você mesmo
Diversas organizações estão promovendo atividades para celebrar a Semana do Meio Ambiente. Porém, a natureza precisa de ações diárias para sobreviver! Logo, não custa organizar ações em sua vizinhança ou local de trabalho para chamar a atenção para a necessidade de preservar a fauna e a flora.
Confira algumas dicas:
-
Organizar um mutirão para limpar praias, parques ou ruas
-
Fazer uma oficina de brinquedos feitos com material reciclado. É muito divertido para a criançada
-
Montar uma hortinha em sua casa, ou em uma escola ou instituição não-governamental
-
Implementar um projeto de reciclagem de lixo em seu prédio ou sua rua
-
No escritório, fazer uma campanha para substituir o copo de plástico por uma caneca reutilizável
E você? Já se organizou para levantar sua voz contra a mudança climática?