III Diálogos EDP Solidária reúne ONGs e escolas em prol de um futuro sustentável



O III Diálogos EDP Solidária, evento promovido pelo Instituto EDP nos dias 27 e 28 de junho, contagiou os espaços da sede da EDP, em São Paulo. Organizações sociais e escolas dos Estados de São Paulo, Espírito Santo, Tocantins, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, se reuniram para debater ideias, trocar experiências e propor melhorias sustentáveis para o país e gerações futuras.


Entre os momentos de discussão do primeiro dia do encontro destacou-se a palestra do professor José Goldemberg: “2012, Ano Internacional da Energia Sustentável. Estímulo para repensar a demanda de consumo no Brasil”. Ele enfatizou que precisamos mudar nossos hábitos de consumo de energia elétrica de maneira urgente, a favor do meio ambiente. Afinal, conforme Goldemberg, os problemas que a humanidade enfrenta hoje são sérios e comprometem efetivamente as gerações futuras.

Os participantes do III Diálogos EDP Solidária também puderam participar de uma conversa de sofá mediada pela socióloga Thereza Lobo e com participação da economista, Ana Carla Fonseca e do administrador, Renato Seiki Kiyama. O tema da discussão foi: “A situação mundial pede novos produtos e formas de consumo. A base da pirâmide com maior acesso à renda quer consumir no modelo vigente. O que fazer?”. Os convidados debateram sobre economia criativa, empreendedorismo, educação e demonização do consumo.


Além disso, os representantes das organizações e escolas parcerias participaram de um momento de debate sobre monitoramento e sistema de avaliação dos projetos apoiados. Para finalizar a tarde do primeiro dia de evento, eles conheceram o manual de identidade visual da EDP, aprenderam a usar a marca de maneira correta e também conheceram qual é o papel e trabalho da assessoria de imprensa.

Para incentivar a prática do voluntariado, o Instituto EDP trouxe a coordenadora do Centro de Voluntariado de São Paulo, Silvia Naccache, que envolveu a todos com atividades lúdicas, mostrando possibilidades de ações voluntárias que podem ser realizadas nos projetos das ONGs ou escolas parceiras.


Para encerrar o evento, na manhã de quinta-feira (28 de junho), a equipe do Instituto EDP realizou um world café entre as organizações e escolas para discussão do “futuro que queremos” para nós e nosso país. Entre as palavras chaves que surgiram como resultado da atividade estiveram: união, transformação, empatia, senso-crítico, terceiro setor, amor, ética, moral, políticas públicas, família.

Entre conversas, almoços, jantar, muita troca de ideias e informações, o III Diálogos EDP Solidária terminou com a proposta da ONG Farol da Terra de realizar outros encontros para reforço da rede e incremento do conhecimento entre as organizações presentes. Saldo muito positivo!

Confira as fotos do encontro III Diálogos EDP Solidária na página do Instituto EDP no facebook

e compartilhe a nossa Boa Energia.

Um abraço a todos,

Instituto EDP