Conclusão do Desafio do Bem 2015 e o "Voluntário do Ano"

Conheça a equipe vencedora e o Albert Junio Bovareto, Voluntário do Ano 2015

O Desafio do Bem chegou ao fim de mais uma edição, e neste ano, a equipe Energia Solidária, formada por colaboradores da Enerpeixe, em Tocantins, foi a grande vencedora.

Energia Solidária

Equipe Energia Solidária

Equipe Energia Solidária

Neste ano a instituição escolhida pela equipe Energia Solidária a ser beneficiada com o projeto Desafio do Bem 2015 foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Gurupi, estado do Tocantins.

O trabalho da APAE - Gurupi é de extrema importância para a sociedade, pois se trata de uma entidade filantrópica, voltada para o atendimento e educação personalizada, com a missão de que essas pessoas especiais sejam incluídas na sociedade, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania.

O esporte é usado pela instituição como forma de inserir novamente essas pessoas na sociedade, com conceitos de cidadania, respeito e formação social e profissional. Os voluntários da Enerpeixe propuseram à diretoria da instituição o projeto denominado “Espaço Esportivo APAE - Gurupi”, no qual construíram uma quadra de futsal de concreto polido de 310 m², além de uma pista de atletismo 144 m² e fizeram também a revitalização do pomar e da horta da instituição.

Os envolvidos no projeto conseguiram arrecadar mais de 38 mil reais por meio de doações para os projetos, e levaram aos 250 alunos da APAE em Gurupi a oportunidade de desenvolver novos potenciais.

Conheça um pouco mais da equipe vencedora, por meio de Albert Bovareto, representante do time.

  • O que levou vocês a montarem uma equipe? Qual foi a motivação?

“Fomos instigados a participar e nos envolver com o projeto, e posso afirmar que desenvolver as ações solidárias foi incrível. Cada pessoa da nossa equipe aceitou fazer parte dessa corrente do bem e multiplicar as ações realizadas, com uma grande participação da comunidade de Gurupi no Desafio, mas o que nos motivou com toda certeza foi o amor e a vontade de ajudar”

  • Qual o ganho e a sensação de desenvolver esse trabalho?

“Posso afirmar que é imensurável. Não conseguimos descrever o sentimento retribuído e o quanto aprendemos com todas as pessoas envolvidas e beneficiadas com o projeto. Sabemos que o amor compartilhado não tem fronteiras e no final sempre chegamos à conclusão de que recebemos muito mais do que doamos."

Dia da entrega dos projetos na APAE - Gurupi

Voluntário do Ano – Albert Junio Bovareto



Albert Junio Bovareto tem 38 anos. O colaborador da área de Meio Ambiente da Enerpeixe ingressou na EDP em 2012, e desde então pratica voluntariado junto com a EDP. “Quando entrei aqui eu conheci o programa do IEDP, e me apaixonei. É incrível o trabalho que eles desenvolvem, é bem produzido, bem conduzido e também motivo de inspiração para outras empresas.”



O colaborador sempre praticou voluntariado, com o apoio de seus familiares e amigos. “Desde a minha juventude eu realizo atividades como voluntario, e as pessoas ao meu redor sempre me incentivaram!”



Para você, o que significa voluntariado?

“O voluntariado contribui significativamente para a minha evolução pessoal e profissional, elevando valores morais e éticos, exercitando os princípios da Cultura Organizacional da EDP. Desta forma, a transformação pessoal se aplica ao ambiente de trabalho, no relacionamento interpessoal, no tratamento com partes interessadas, ampliando os resultados positivos.”



Qual mensagem você deixaria para quem é voluntário e para quem ainda não é?

“Para quem é voluntário, eu espero que você continue praticando o bem, realizando o trabalho voluntario com amor incondicional. Para quem ainda não se tornou um voluntário, eu espero que você seja. Nós vivemos em um mundo intolerante, então precisamos de gente praticando o bem, levando respeito a todos.”



Defina voluntariado em uma frase ou palavra

“Amor e respeito incondicional.”

Albert recebendo de Flavio Canto a placa com a homenagem



Assim como Albert, você também pode ser um voluntário. O programa de voluntariado do Instituto EDP é amplo e incentiva o trabalho voluntário não só nos projetos apoiados pelo IEDP, mas também em iniciativas pontuais. Acesse o Portal do Voluntariado (www.voluntariadoedp.com.br),e e seja voluntário você também!

  • Autor: Jessica Barbosa de Souza

  • (tirado da intranet EDP)