A Associação sem fins-lucrativos, Oceanum Liberandum, está a juntar o maior número de mergulhadores numa limpeza subaquática, com vista a quebrar o recorde Mundial do Guinness.
Local e data
O evento terá lugar no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, com início no porto de abrigo de Sesimbra. O evento vai decorrer no dia 27 de maio.
Voluntários
São necessários voluntários para a separação do lixo recolhido e contabilização do mesmo, para receção dos mergulhadores, encaminhamento dos mesmos para os centros de mergulho atribuídos, entre outras tarefas que podemos detalhar posteriormente.
A Associação Oceanum Liberandum nasceu no fim de 2021, pelas mãos dos seus fundadores, Débora Laborde e Rúben Galante. Com mergulhos em várias partes do mundo, tornou-se uma missão da nossa parte alertar o mundo para os problemas que os oceanos enfrentam. Assim, com o objetivo de aumentar a consciencialização para a proteção dos oceanos e da vida marinha, iremos realizar atividades locais, regionais, e no caso da limpeza subaquática, de dimensão mundial.
Objetivos
Unir a maior comunidade de mergulhadores numa só limpeza subaquática, demonstrando que é possível juntar as pessoas em prol de uma causa ambiental. Demonstrar que o lixo marinho pode ter uma segunda vida além do aterro como destino final. Promover uma atividade física que nos aproxima do mundo marinho.
Recorde
O recorde é estabelecido pelo número de mergulhadores e não pela quantidade de lixo recolhida. O atual recorde de 24horas é de 633 mergulhadores em 2019 na Flórida. No dia do evento, estará presente um juiz do Guinness que irá acompanhar e contabilizar os mergulhadores.